Toque retal




                                                                   Art Federico Baroci


Toque Retal
( Por Claudiane Ferreira)

“O humorismo alivia-nos das vicissitudes da vida”.

Peguei emprestado um fragmento de uma citação do Chaplin, porque me parece ter caído como uma luva, digo lupa.

É que pretendo falar sobre certa, repito, vicissitude (o temido exame do toque). Deixe-me explicar: dias atrás no Google, o canal “Poetizando e Piatizando”  compartilhou um vídeo  de título Dr. AlfreDEDÃO, o dedo de seda: pelo bem da Próstata.

 Gostei da forma poética usada com o intuito de ajudar a desconstruir o preconceito, que ainda é grande.  Compartilhei  na rede e recebi um comentário de um amigo e autor do grupo “Tubo de Ensaios Autores”, do Facebook: “isto que chamo de dedo-duro... Tem que ficar falando para todo mundo? (risadas)”

O Sandro Ernesto, (autor do comentário) é muito alto-astral, possui um humor exacerbado e sempre que conversamos “in box” a tendência é sempre muitas gargalhadas, tanto da minha parte quanto da dele.
Falando nisto, ele já levou a dedada? (ele = meu marido)

― Estamos no mês da campanha Azul. Ainda não, por que vocês (homens) são tão cabeças duras?

― Já levei, mas achei que o médico estava gemendo demais.

― Dá próxima vez escolhe uma médica... Acaba de me dar de presente uma ideia.

― Vem não, dei ideia nenhuma.

― Vou escrever uma crônica.

― Fala sério? Se eu fosse escrever você iria morrer de rir.

― Escreva. As minhas gargalhadas já estão garantidas.

― A dúvida é apenas uma, será que eu vou gostar? (Risadas)

― Com o tempo se acostuma a  gostar. (Risadas)

― Na realidade, quando se é mais novo, nós achamos que somos os donos do mundo e nada de ruim acontece. Tudo está em alta... O orgulho, o machismo. Com o tempo amadurecemos e vemos que não é por aí.

― Sandro, se vira e crie logo sua postagem, preciso dela para dar asas à minha crônica.

― Calma, ando atarefado.

― Quem quer faz, quem não quer arruma sempre desculpa. Acorde mais cedo

― Vou tentar.

― Vai fazer. Tentar é para quem gostou das dedadas. (risadas)

― Exames marcados três vezes na semana são muitos? ( risadas)

― 0 800?
...

E finalizou com essa máxima “Todo mundo tira uma selfie para tudo... Já pensou nesta hora?”

Os urologistas aconselham a partir dos 50 dois tipos de exames o de toque e o PSA, sendo esse último mais eficaz quando feito concomitantemente com o de toque.

No site do Dr: Dráuzio Varella, li uma reportagem muito interessante sobre próstata, saliento  que desconhecia que negro e obeso devem começar a prevenção em torno dos 45, porque o risco de desenvolver a doença é maior.


Aconselho a todos independente do sexo, lerem a matéria, mesmo porque no final da mesma, a mulherada pode ter uma surpresa como eu obtive.


Você sabia que agora as unidades do Sus são obrigadas a realizarem exame precoce de câncer de próstata? Essa medida foi publicada dia 26/11/2014 no Diário Oficial da União. 



Com selfie ou sem, siga o exemplo de meu amigo Sandro Ernesto e realize o exame de toque  retal.


 “ O humorismo alivia-nos das vicissitudes da vida, ativando o nosso senso de proporção e revelando-nos que a seriedade exagerada tende ao absurdo.”

Charles Chaplin


Comentários

Postagens mais visitadas