Um SUS Que aSUSta Muita Gente

Por Osny Alves


É inadmissível como os idosos são tratados neste país. Dia desses fui com minha namorada levar meu pai para passar no anestesista, para ele saber qual o tipo de anestesia ele poderia usar, na operação das vistas.  Chegamos com meia hora de antecedência, quinze minutos antes do pedido, e ainda ficamos em décimo lugar. Horas depois ele foi chamado, ficamos felizes, mas era só a triagem, fiquei ali olhando aquele monte de velhinhos e velhinhas, senso cozidos vivos, e eu ali embestado, vendo como sofrem aquelas crianças de setenta e oitenta anos. Esperando a boa vontade desses médicos que também não têm culpa alguma. O nosso sistema é um sistema falido, ou preparado para que funcione dessa maneira. 

A medica responsável já estava atrasada pelo menos duas horas e meia. Os idosos já estavam impacientes, e eu muito mais! Se não fosse tão ridículo pensar que meu carro estava naquele estacionamento sob um sol de quarentena graus e um estacionamento que era cobrado por hora, eu realmente estava desanimado com aquela situação. Estava cochilando, quase a ponto de deixar o meu celular cair no chão.  De tanto sono, queria ter podido tirar umas boas fotos dos corredores abarrotados e um fedor de suor a exalar qual fragrância de um vestiário de qualquer construção de prédios. A briga de ordem de chegada foi uma coisa épica! Incluindo acompanhantes e seus respectivos acompanhados. Enfermeiros tentavam acalmar os ânimos da turba, e a médica que era estrangeira, acredito que fosse boliviana. Os velhinhos em silêncio estavam, e da mesma forma continuaram, as velhinhas, essas, sim! Organizavam a discussão, e o pau quebrava de um jeito histórico! Fiquei ali pensando com os meus botões, como podem as mulheres, e não tem idade, sempre estão dispostas a uma briga verbal... chega a ser engraçado, mas na verdade é tão cômico, quanto dramático.  Mas a vida é assim, enquanto os políticos financiam seus convênios com o meu dinheiro, com o seu e com o do outro, enfim, com o nosso dinheiro... e o nosso povo continua na fila do hospital esperando horas e horas pelo médico que está conversando com seus colegas na outra sala.  Isso é Brasil. 

Comentários

Postagens mais visitadas