O BOM SELVAGEM

O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe.
(Jean Jacques Rousseau)


O Bom Selvagem
(Por Maristela Ormond)

A frase citada por Rousseau nos remete a uma questão singular. Se o homem nasce bom como pode deixar a sociedade o corromper com tal facilidade?
Na realidade somos criados, sim criados, pois temos um criador que segundo as escrituras, somos nós feitos a sua imagem e semelhança. Nosso Criador é bom e não há o que lhe corrompa os atos ou pensamentos, portanto deveríamos permanecer no bem.
Há quem diga que o mal nunca vence para sempre, o bem acaba por suplantá-lo.
Ligando minha tevê fico abismada com tanta maldade praticada pelo homem, não só em relação aos bens materiais, mas com o próprio ser humano, que mata sem dó nem piedade... E não digo matar com armas ou atos que possam levar o outro a óbito, mas em relação a matar as relações humanas, matar o psicológico de alguém através de frases mal faladas, preconceitos, etnias, desacordos religiosos, etc., etc.
Outro dia parei e assisti ao filme Noé, daquele Noé antigo e isso me deu saudades do tempo em que eu acreditava realmente que o bem sempre vence. Ao terminar o filme parei e fiquei analisando. Por que será que Deus já não fala mais conosco com aquele vozeirão dizendo-nos o que temos que fazer, como devemos proceder como falou com Noé? Fiquei um tanto que angustiada pensando que eu é que não ouço...
Tal qual foi minha surpresa, quando um grande amigo que costuma sentir as minhas dores e compartilhar coisas bonitas que me elevem o espírito, mandou-me um vídeo dizendo que Deus queria falar comigo e eu deveria ouvi-lo. Bem, aí veio a velha frase que diz que “antigamente o castigo vinha a cavalo, agora ele vem a jato”. Então percebi o quão ingrata também sou quando penso que Ele não fala comigo...
Mas voltando ao assunto de Rousseau, fico observando as crianças que quando na idade de brincar com um amiguinho pobre não tem problema nenhum, ou se o amigo for de outra religião ou de outra etnia, criança não faz distinção até que... Até que um adulto lhe advirta que não deve brincar com o outro por causa de sua religião, ou por causa de sua pobreza ou até por causa de sua cor... Interessante isso não?
Sim certamente o homem é corrompido por essa sociedade que aí está. E digo que isso não acontece somente em nosso país, é um problema mundial. O mundo se corrompeu de tal maneira pelos bens materiais e pela posse de poder que estamos assistindo ao caos absoluto em relação à procura de lugar favorável para se viver simplesmente em paz, que é o caso dos imigrantes que morrem diariamente em busca dela. Por esse motivo estão assustando o mundo que não quer dividir com eles a sua economia, o seu pedaço de terra, no temor de ficar sem o espaço vital que talvez não seja tão vital assim.
Podemos ver o pavor nos olhos das crianças junto a seus pais, podemos perceber o desespero dessas pessoas que procuram por algo e que se não encontrarem em algum lugar do mundo, certamente se tornarão rebeldes animalizados pela sobrevivência porque fome, frio e morte animalizam a qualquer um fazendo dele um bárbaro!
O homem precisa tomar uma atitude em relação a tudo o que está acontecendo e isso é emergencial para que não se estabeleça um caos maior do que a este que estamos assistindo confortavelmente em nossos lares. É a própria Babilônia que se reergue diante de nossos olhos.
Não seria esta a forma que nosso Criador está nos mostrando que estamos no momento de rever nossas atitudes e tornarmo-nos realmente um só diante do mundo em que vivemos para que se preserve o ser humano que poderia estar em extinção? Pensemos, pensemos nisto. Os fatos não deixam de existir somente porque insistimos em ignorá-los.


Comentários

Postagens mais visitadas